Adsense

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

PLANO DE AULA - Medidas de comprimento

PLANO DE AULA - MEDIDAS DE COMPRIMENTO
4º Ano

Disciplinas:  Matemática

Conteúdos:
Medidas de comprimento
As quatro operações - Adição - subtração - multiplicação e divisão

Objetivos:
* Conhecer e perceber a utilidade das Medidas de comprimento

Desenvolvimento

MEDIDAS DE COMPRIMENTO

Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento.
Para medirmos comprimento, usamos como unidade o metro, que representamos pelo símbolo m (lê-se metro).
Medidas maiores que o metro: Quilômetro
1000 m = 1 km (quilometro)
Medidas menores Que o metro: Centímetro.
1 m = 100 cm (centímetro) – Utilizar o centímetro na questão de usabilidade. (Milímetro - mm)


 ATIVIDADES


      1.     Escreva em seu caderno a unidade de medida de comprimento mais apropriada para cada item.
a) A largura de uma caneta. ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______________ (milímetro)
b) A largura de um portão de garagem. ______________ (metro)
c) A distância entre duas cidades. ______________  (quilômetro)
d) O tamanho do sapato de um adulto. ______________  (centímetro)
e) O comprimento de um caminhão. ______________  (metro)
f) O comprimento de uma formiga. ______________  (milímetro)

      2.     Escreva por extenso a medida indicada em cada um dos itens seguintes.
a) 32 km______________________________________________________                                      
b) 48 cm______________________________________________________
c) 5000 m_____________________________________________________
d) 600 km____________________________________________________
e) 3600 m_____________________________________________________
f)  12 cm_____________________________________________________
g) 36 mm_____________________________________________________
h) 6,8 cm:____________________________________________________
i) 4,3m:______________________________________________________
j) 12,6 Km:___________________________________________________
k) 2,6 dm:

3.  Responda:
a) A unidade fundamental das medidas de comprimento é o __________________
b) O múltiplo do metro que é mais utilizado é o  __________________
c) O submúltiplo mais utilizado do metro é __________________
d) Medimos uma estrada em __________________
e) Medimos um tecido em __________________          
f) Medimos um lápis em __________________

4) Complete as lacunas como se pede:
a) 5 km= ___________ m
b) 0,5 km= ___________ m
c) 50 cm= ___________ m
d) 1,5 km= ___________ m
e) 5 km= ___________ m
f) 9 m= ___________ cm

3) Responda:
a) O que usamos para medir o comprimento?
b) Quantos centímetros tem um metro?
c) Quantos centímetros tem meio metro?
d) Um metro e meio tem quantos centímetros?
e) Meça sua altura e anote-a em centímetros.
f) Um metro de fita custa R$ 3,50. Se eu preciso de 7,5 metros, quanto eu vou gastar?
g) Pedro andou 3.750 metros e Marcelo andou 3,6 km. Quem foi mais longe?
h) Vinicius comprou 5 metros de tecido por R$ 25,00. Quanto custa cada metro de tecido?
i) João irá construir uma parede reta, qual unidade de medida deverá utilizar?
j) Quais as medidas principais que uma costureira deverá obter para que a roupa fique perfeita?

4) Desenhe segmentos de reta com as seguintes medidas:
a) 2cm
b) 10mm
c) 40mm
d) 5cm
e) 10cm
f) 3mm

Medidas de Comprimento

    1. Quantos centímetros faltam para completar um metro?    
    50 centímetros:
    40 centímetros:
    30 centímetros :

    2. Comprei 2 metros de cetim. Minha irmã comprou o dobro. Quantos metros compramos juntos?
    a. (    ) 6 metros
    b. (    ) 8 metros
    c. (    )4 metros

    3. Uma peça de tecido tem 20 metros. Quantos metros tem 8 peças iguais a essa?
    a. (    ) 166 metros
    b. (    )160 metros
    c. (    )150 metros

    4. Comprei 36 metros de tecido para fazer 3 toalhas de mesa do mesmo tamanho. Quantos metros terá cada toalha?
    a. (    ) 12 metros
    b. (    ) 13 metros
    c. (    ) 14 metros

    5. Coloque um (x) no que pode ser  medido com: trena, fita métrica ou régua:
    a. (    ) tecido
    b. (    ) estradas
    c. (    ) ruas
    d. (    ) feijão
    e. (    ) muros
    f. (    ) arroz
    g. (    ) linha
    6. A rua da escola Rondon mede 46 metros. A rua da casa da Jéssica mede 34 metros. Quantos metros medem as duas ruas juntas?
    a. (    ) 80 metros
    b. (    ) 60 metros
    c. (    ) 50 metros

     7. Comprei 56 metros de tecido para fazer 4  cortinas do mesmo tamanho. Elas serão colocadas na sala de aula das minhas filhas. Quantos metros terá cada cortina?
    a. (    ) 12 metros
    b. (    ) 13 metros
    c. (    ) 14 metros





fita métrica para imprimir e montar com os alunos


segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Plano de aula Pontuação - Ensino Fundamental

Plano de aula Pontuação - Ensino Fundamental 

Área do conhecimento: Português

Conteúdo:
*      Língua portuguesa – produção de texto
*      pontuação

Objetivos:
*      Estimular o gosto pela leitura
*      Usar corretamente as pontuações
*      Produzir texto usando corretamente as pontuações

Desenvolvimento

- Disponibilizar aos alunos um momento para leitura;
- Apresentar as crianças os sinais de pontuação abaixo






- Explicar a turma cada ama delas
- Na sala, entregar as crianças diferentes imagens para que realizem uma produção de texto usando todas elas 
- produção de texto coletivo, sando a  pontuação necessária;










Recursos: caderno de desenho, lápis de cor, bola e quadra.
Avaliação: se dará através do envolvimento participação do aluno.




terça-feira, 29 de agosto de 2017

Atividades Matemática prontas para imprimir

Mais atividades prontas para imprimir!
MATEMÁTICA para Educação Infantil!
Relação Quantidade x Numeral
Aproveite e imprima todas!

















Atividades de Matemática prontas para imprimir

Oi gente!
Hoje trouxe muitas atividades prontas para imprimir de Matemática!
Na minha opinião devemos utilizar o que tem de melhor em cada metodologia: Tradicional ou Construtivismo! Para mim, o mais importante é que nossos alunos aprendam!
Então... faça atividades com contagem de objetos no concreto e depois registre a atividade!








 


sábado, 3 de junho de 2017

Plano de Aula para Educação Infantil - Trânsito

Plano de aula para educação Infantil
Trânsito
OBJETIVOS:
* Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;

* Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;

* Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;

* Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;

* Identificar os principais sinais de trânsito;

* Trabalhar as virtudes: Paciência, Temperança( disciplina); Tolerância , Responsabilidade e Humildade.

DESENVOLVIMENTO:

Vamos iniciar na roda de conversa falando sobre o que é e o que tem no Trânsito.
Daremos nomes a alguns sinais de Trânsito:
- Dê a preferência
- PARE
- Lombada
- Semáforo
- Estacione
- Proibido estacionar
- Proibido estacionar e parar

Vamos fazer um semáforo com pratos de papel: 
Achei aqui
- Cartaz: Quem faz o Trânsito é você!
Não encontrei o autor
- Vamos desenhar um Trânsito com: carros, semáforo, etc.
Achei aqui

-  Nas cidades o Trânsito pode ser calmo ou intenso. Os carros estão por todos os lados. Vamos fazer um carrinho com palitos de picolé: 



Achei aqui

O que falta nesta imagem?

Colmagno

- Ouvir e cantar a Música:

Motorista
Eliana

Motorista,motorista
olha apista,olha a pista
nela tem buracos,nela tem buracos (Há há há)
Cobrador,cobrador
olha o troco,olha o troco
está tudo errado, esta tudo errado(há há há)
Motorista,motorista
olha o poste, olha o poste
Não é de borracha,não é de borracha
vai bater...já bateu


Vídeo: Galinha Pintadinha - Motorista

Carrinho com o carimbo da maozinha:
 Achei aqui

- Carro feito com Prato de papel, o motorista e os caroneiros, colar foto. 

- Quais os cuidados que devemos ter no Trânsito? Desenhar um ônibus cheio de passageiros
  
Achei aqui


- Fazer carteira de Motorista para as crianças:

- Profissionais do Trânsito: Motorista, Policial, Guarda de Trânsito - Fazer o chapéu e a placa para o Trânsito PARAR: 
Não encontrei o autor 

- Um dia Especial! Montar um pista com TNT preto e fazer as faixas com papel sulfite, colocar as placas de trânsito e semáforo.

 


Atividades de Matemática, prontas para imprimir: